AdDetector: Identificando Artigos Pagos com Patrocinadores Corporativos
AdDetector é uma extensão do Chrome desenvolvida por Ian Webster que tem como objetivo aumentar a transparência corporativa para os usuários da internet. Essa ferramenta gratuita detecta artigos de notícias que podem parecer imparciais à primeira vista, mas na verdade são pagos por anunciantes. Com o AdDetector, os usuários podem facilmente identificar artigos com patrocinadores corporativos através de um banner proeminente exibido no topo do artigo.
A publicidade nativa, um método usado por publicações como o New York Times, The Atlantic, Gawker, Buzzfeed e outros, apresenta anúncios como jornalismo ou artigos imparciais. Embora algumas histórias possam ser marcadas como patrocinadas, os avisos costumam ser sutis, tornando difícil para os usuários diferenciar entre artigos genuínos e conteúdo patrocinado.
O AdDetector requer permissão para ser executado nas páginas que você visita, mas garante que seus dados nunca sejam usados, armazenados ou transmitidos. Para aqueles interessados em contribuir ou auditar, o AdDetector é um projeto de código aberto disponível no GitHub.
Com o AdDetector, os usuários podem tomar decisões mais informadas sobre o conteúdo que consomem e ter maior transparência em relação à influência de patrocinadores corporativos nos artigos de notícias.